segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Não compre, adote!

Esse comercial da Peta tenta mostrar o que acontece quando você compra um animal, em vez de adotar.




Este outro vídeo é de uma organização da Holanda, sobre abandono de animais:



Aqui uma campanha portuguesa.

domingo, 21 de novembro de 2010

3 º Congresso Vegetariano na TV

Quase um mês depois do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro em Porto Alegre, saiu um programa na TV Com apenas sobre vegetarianismo. Confira o vídeo de 21 minutos:


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Curso de Culinária Vegana em Porto Alegre



Alan Chaves, o chef vegano que cruzou o Brasil duas vezes com o seu projeto Vida Vegan VegTour, agora trabalha no mais novo restaurante vegano de São Paulo, o Loving Hut.
E ele estará de volta a Porto Alegre exclusivamente para esta aula, demonstrando de forma descontraída que a culinária está ao alcance de todos, desmistificando a gastronomia e aproximando todos da cozinha.
Não perca a oportunidade de de aprender e degustar pratos bonitos, práticos e saborosos. Surpreenda sua família e seus amigos neste final de ano!
Pratos sugeridos:
- BACALHOADA VEGETAL
- ROCAMBOLE AO MOLHO BARBECUE
- ARROZ NATALINO
- FAROFA COM ABACAXI E NOZES
- TORTA FRIA
Quando: 5 de Dezembro, DOMINGO, 14 horas
Onde: CAFÉ BONOBO (Rua Castro Alves, 101, esquina com Felipe Camarão)
Quanto: Investimento R$ 50
Inscrições pelo telefone (51) 30131464

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Calvin vegetariano?

Hoje, dia 18 de novembro de 2010, Calvin completa 25 anos de existência. A tirinha em quadrinhos criada por Bill Watterson sempre foi marcada por um humor ácido disfarçado na ingenuidade de uma criança hiperativa. Em algumas delas, Calvin faz reflexões sobre a relação dos homens com os outros animais, como nessas abaixo:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Campanha Paul McCartney


Paul McCartney em Porto Alegre!


Vegetariano e ativista pelos Animais, o grande astro do rock virá para Porto Alegre. E, claro, daremos boas vindas. Quer saber como?


Com três campanhas de sucesso na colocação de outdoors com mensagens vegetarianas em Porto Alegre, estamos lançando a quarta em boa hora: Campanha Outdoor Faça como Paul McCartney, torne-se vegetariano!

Serão colocados dois outdoors em pontos diferentes de Porto Alegre, para tanto, precisamos que você ajude na campanha!

Conta para depósito:

Banco do Brasil
Conta 30.970-2
Agencia 1899-6

Ou
Banrisul
Conta 35.080915.0-4
Agencia 0847

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Solidão dos Cães

Martin Usborne é um fotógrafo inglês que recentemente abriu uma exposição em Londres chamada "MUTE: the silence of dogs in cars". Suas fotos mostram cães sozinhos dentro de carros. Martin fala sobre sua obra:

Uma vez fui deixado sozinho num carro quando criança. Não me lembro quando, onde ou por quanto tempo, possivelmente quando tinha 4 anos, provavelmente por apenas quinze minutos. os detalhes não importam. A questão é que eu me perguntava se alguém voltaria para me pegar. Pode parecer banal agora, mas na mente de uma criança é possível ficar sozinho para sempre.

Pela mesma idade eu comecei a ter uma profund
a afinidade com os animais - em particular seu sofrimento nas mãos dos humanos. Lembro de assistir na TV um cachorro ser colocado em um saco plástico e chutado. O que mais me impressionou foi que o cão não podia responder. Sua mudez me apavorou.

Devo dizer que fui uma criança amada e que nunca fui abandonado, e ainda assim fica claro que ambas experiências nasceram do mesmo lugar dentro de mim: um medo de ficar sozinho e sem ser ouvido. Talvez seja um medo que todos te
nhamos em algum grau, não estou certo. As imagens dessa série exploram esse sentimento, tanto em relação a mim como aos animais em geral. Afinal, somos todos animais.

Recentemente o jornal noticiou que um casal deixou o cachorro sozinho por horas em um carro no sol, até a polícia apareceu. O casal ficou chocado com a reação das pessoas.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

3º Congresso Vegetariano - Depoimentos

Abaixo, alguns depoimentos de participantes do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (Porto Alegre):
(deixe o seu também)

Opiniões sobre o 3º Congresso Vegetariano Brasileiro

Anônimo – RS – 44 anos
“Ótimas palestras na área ética e espiritual (as sobre saúde não assisti)” Ótimos palestrantes (Oberon, Ana Branco, etc) “Parabéns pelo esforço de todos, pela iniciativa de fazer um congresso maravilhoso vegetariano numa cidade essencialmente carnívora em plena semana farroupilha!!!!!”

Chaiane Neckel – Governador Celso Ramos/ SC – 26 anos
“Gostaria de parabenizar os organizadores do evento e todos os palestrantes”.

Mariana k. Fernandes – POA – 23 anos
“O congresso estava incrível! Foram 4 dias intensos.”

Pascoal Spara Neto – Santa Maria/RS – 62 anos

“O congresso deixa um “sabor de quero mais”; sou novato, não sou vegetariano. A curiosidade me trouxe aqui, mas saio daqui com enorme possibilidade de me tornar um vegetariano. Parabéns à organização do evento, foi impecável e peço para receber notícias da SVB, eventos, palestras, etc.”

Maria Cristina Silveira – POA – 54 anos
“Muito bom o congresso.”

Marcio metal – POA – 46 anos
“Muito legal este evento”

Claudinha Lulkin – POA – 54 anos
“Excelente!”

Tiaguia – Itacaré/BA
"O Congresso foi maravilhoso, ótimas palestras, oficinas e demonstrações... muitas pessoas legais e projetos incriveis. A organização esta de parabens"

Anônimo
“Acho tudo ótimo. Parabéns, a gente se vê no próximo. Obrigada”

Cida – POA
“Ótimo.”

Pablo, Uruguay:

Oi, galera!
Muito obrigado por tudo, o bom astral, o ótimo congresso, a gostosa comida, tudo!
Um grande abraço da galera do Uruguai, Federico "Crú" Perrone, Rodrigo Jesús e Pablo Fernández-Beri
Até a próxima!

Silvana Portugal:

Também deixo meus agradecimentos!!! Adorei a participação na palestra Afinal o que é uma alimentação saudável. Parabens a todos pelo interesse em obter uma alimentação saudável. Um abraço a todos.

Marina Dalila:

Também agradeço imensamente a cada um pela presença neste encontro incrível!!!

Rachel reis:

Tbm adorei ter ido!

A comida lá do SESC deixou muito a desejar,
mas isso é opinião duma gorda faminta
Tinha algumas palestras bem estranhas (alien, ginástica cerebral, viver de luz, etc), essas coisas me causaram riso, mas não atrapalharam minha experiência, conheci gente legal e alguns restaurantes gostosos.

Ricardo Laurino:

Escrevo aqui para parabenizar o pessoal que organizou o Congresso. Podem ter certeza que cumpriram com o proposto por completo. Bom humor, simpatia e disposição em fazer o congresso "funcionar" foi a marca do evento.

PARABÉNS!!!

Mônica Buava:

Parabéns a todos de Porto Alegre, pois o evento estava ótimo.

Arnaldo Sisson Filho:

Também aproveito o momento parabenizar o bom trabalho dos colegas de Porto Alegre, pelo sucesso do evento, cuja realização demandou coragem e competente dedicação ao ideal

vegetariano.

E do mesmo modo elogio a postura inclusivista, de dar espaço para gregos

e troianos, dentro dos limites, que foram ali bem exemplificados, do respeito

e do bom senso, pois isso, de fato, tende a transformar possíveis fraquezas

em força na realização desse árduo trabalho de levar o vegetarianismo a

um mundo ainda tão adverso e distante desse bom ideal.

Gratidão aos colegas de POA, e parabéns pelo resultado do esforço,

Gilmar Gonçalves:

Pudemos participar e nos deliciar com o excelente nível das palestras e oficinas, a agradável companhia dos velhos e novos amigos, na certeza de que estamos no caminho certo, difundindo nossos ideais, falando (e agindo) e nome daqueles que não tem voz e não podem se defender da voracidade humana.

A todos os que trabalharam para que mais este Congresso fosse um sucesso, nossos parabéns, nosso agradecimento e nosso respeito.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Congresso Vegetariano - como foi

A chuva incessante de Porto Alegre deu uma trégua e os participantes do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro curtiram quatro belos dias de sol entre 16 e 19 de setembro de 2010. Mais de trezentas pessoas de toda parte do Brasil invadiram a Terra do Churrasco para celebrar e discutir o vegetarianismo nas suas mais variadas vertentes. Ética, Filosofia, Nutrição, Religião e Meio Ambiente foram alguns dos pontos de vista em que o vegetarianismo foi abordado por grandes nomes do Brasil todo.

O local
O Sesc Campestre nem parece estar em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre. Silencioso e com uma vasta vegetação, dá a impressão de estar localizado em alguma cidade da região serrana. Muitos participantes aproveitaram o gramado e a sombra das árvores para descansar e repor as energias durante os intervalos para o almoço.

Feira Vegetariana
Na feira vegetariana localizada na galeria de arte do Sesc Campestre, uma variedade de itens foi oferecida aos freqüentadores: bolsas, sapatos, livros, sabonetes, chás, sanduíches, doces, salgados, produtos de beleza. Tudo sem qualquer ingrediente de origem animal.

A gastronomia
Comida é o que não faltou durante o Congresso Vegetariano. Aos inscritos foi oferecido almoço no local, com um cardápio que incluiu risoto de grãos com cogumelos, cebolinha assada ao molho de mostarda, paella vegetariana, pimentões assados com azeite de oliva, farofa de banana com amendoim e, claro, os tradicionais feijão e arroz.
Durante o dia ainda foi possível experimentar quitutes veganos nas inúmeras demonstrações culinárias do evento. Cozinheiros prepararam bolos, cookies, panquecas, veggieburgers e outras delícias. Na Feira foram comercializados sanduíches de queijo vegetal e mortadela, coxinhas, pastéis e docinhos (tudo vegano, é claro).

Os participantes também se surpreenderam com a pujante noite porto-alegrense. Em restaurantes como Café Bonobo, Casa Verde, Mantra, Especiarias, Prat Burger (Bar da Gringa), Entrebar, entre outros. Os visitantes puderam conferir opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, lotando esses estabelecimentos durante os dias do Congresso.




Apresentações artísticas
Ao final de cada um dos quatro dias de evento, houve uma apresentação artística. Metrópole Locomotiva e Substance foram algumas das atrações. Aconteceu também um Sarau Literário com nomes das Letras de Porto Alegre e Brasília.

O futuro
Na cerimônia de encerramento do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, Ricardo Laurino, de Curitiba, foi homenageado como Ativista do Ano. Ricardo também terá uma tarefa de grande responsabilidade, pois o próximo Congresso, em 2013 será justamente em Curitiba.
A equipe organizadora do 3º CVB agradece a todos os colaboradores.




terça-feira, 24 de agosto de 2010

Congresso - Palestrantes

Um dos palestrantes confirmados para o 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (que ocorre em Porto Alegre nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2010) é o filósofo Carlos Naconecy. Naconecy é autor do excelente "Ética & Animais - um guia de argumentação filosófica", além de membro do Oxford Centre for Animal Ethics e do corpo editorial do Journal of Animal Ethics.

Veja mais sobre os palestrantes do Congresso
AQUI.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Como prescrever dietas vegetarianas

A XXII Jornada de Nutrição, que ocorre nos dias 12 e 13 de agosto de 2010 no Hospital de Clínicas de Poto Alegre, terá participação de dois grandes nomes do vegetarianismo brasileiro. O nutricionista George Guimarães e o nutrólogo Eric Slywitch participarão da mesa-redonda Como eu prescrevo dietas vegetarianas?. Guimarães falará sobre gestação e os primeiros anos de vida enquanto Slywitch abordará infância e adolescência.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fim das Touradas


Uma das melhores notícias da semana veio da Espanha. A região da Catalunha, no país europeu, proibiu as touradas. A votação foi apertada: 68 votos contra 55. Mesmo que, em termos práticos, não signifique muito (lá há apenas uma arena, usada cerca de 15 vezes ao ano), o fim dessa tradição pode ecoar em outras regiões do país e inclusive em Portugal e no Brasil, onde temos a famigerada farra do boi, nossa versão doméstica dessa crueldade bárbara.


Infelizmente, a imprensa brasileira, adepta contumaz da ignorância, prefere não noticiar o caso como uma importante vitória dos animais e dizem coisas como "é a Espanha virada do avesso" e que o projeto foi reflexo apenas de "oportunismo político".

Como era de se esperar, os defensores das touradas ficaram revoltados, usando argumentos estapafúrdios como "liberdade" e "tradição". Sobre o primeiro argumento, é melhor nem comentar, a respeito do segundo, colocamos abaixo um vídeo para reflexão.

sábado, 17 de julho de 2010

Queijo vegano

A Casa Verde, de Porto Alegre, acaba de lançar o seu queijo vegano. Aceitam encomendas pelo telefone:
(51) 33725772

Receita - hambúrgueres de grão de bico e coentro

Aqui vai uma bela dica de blog de receitas, e vem lá do outro lado do Atlântico, da capital portuguesa. É o The Love Food, que já conta com dezenas de receitas de dar água na boca. Todas as receitas têm fotos. Foi difícil de escolher só uma para colocar aqui...

Hambúrgueres de grão de bico e coentro
Estes hambúrgueres são óptimos. O sabor dos coentros, o do fumado do tofu e a textura do grão têm aqui o casamento ideal. Fica óptimo com o taboulé reinventado, ou dentro de um pão pita com hummus e salada. Se é um apreciador de coentros, sinta-se à vontade para abusar e colocar a quantidade desta erva que lhe apetecer!

Esta receita dá para 6 a 7 hambúrgueres
½ frasco de grão de bico
½ ramo de coentros (tire os talos + grossos)
125 g de tofu fumado aos pedaços (corte a meio uma embalagem de 250g)
1 colher de chá de sumo de limão
Sal
PimentaUma pitada de alho em pó ou 1 dente de alho
Pão ralado
Azeite

Numa trituradora junte o grão de bico, o tofu, os coentros, o sumo de limão e o sal (se usar o dente de alho em vez do alho em pó, coloque-o também). Triture até ficar uma pasta granulosa.

Transfira esta pasta para uma taça. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de alho em pó.

Junte pão ralado (eu uso integral) até a massa ficar moldável e não agarrar às mãos.

Faça bolas (do tamanho de uma bola de golf) nas palmas das mãos e achate, para ficarem com a forma de hambúrgueres.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os hambúrgueres quando estiver quente.

Deixe dourar de ambos os lados.
Desfrute!
Fonte: The Love Food

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Manifestantes contra touradas

Neste domingo (dia 4), dezenas de ativistas da Peta e da Anima Naturalis, ongs de proteção animal, fizeram um protesto pelo fim das touradas em Pamplona, cidade espanhola onde esse ritual bárbaro é uma tradição e ainda atrai muitos turistas.

Seminus e com os corpos pintados de negro e vermelho, cerca de 90 pessoas se deitaram na praça em frente à prefeitura da cidade formando um grande touro ensanguentado. Na ocasião, foram distribuidos folhetos em espanhol, inglês, alemão e japonês.

domingo, 27 de junho de 2010

Paraná proíbe animais em circos

Depois de quase três anos de polêmica, foi aprovado por unanimidade em segunda votação ontem, na Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto de lei que proíbe a utilização de animais em espetáculos circenses que passarem pelo Estado.

Na primeira votação, apenas três deputados votaram contra o projeto. Depois de muita conversa com entidades de proteção aos animais, eles mudaram de ideia. “A beleza do circo é a arte e o trabalho do ser humano, não a escravidão e o sofrimento dos animais”, lembra Soraya Simon, presidente voluntária da Sociedade Protetora dos Animais.

O projeto, de iniciativa do deputado estadual Luiz Nishimori (PSDB), segue a linha de projetos já aprovados em Curitiba e em estados como Rio de Janeiro, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Sul.

“Segundo o Ibama, os animais passam dias em jaulas de 3 metros, os macacos têm os dentes arrancados, tigres e leões têm as garras arrancadas. O elefante, por exemplo, que teria que caminhar mais de 40km por dia, passa a vida inteira parado no cativeiro, acorrentado. É isso que não pode acontecer”, ressalta o deputado.

O projeto seguirá para sanção do governo estadual. Se aprovado, caso seja constatada a participação de animais selvagens ou domésticos em apresentações circenses, o espetáculo pode ser interditado, o circo perde a licença de funcionamento e pode receber multa. O projeto recebeu duas emendas e não proíbe animais em rodeios ou exposições em feiras agropecuárias.

Novo circo
A Associação Londrinense de Circo já trabalha com a linguagem do novo circo, que não utiliza animais em suas apresentações, mas o presidente da associação, Paulo Líbano, não concorda com o projeto de lei aprovado.

“Já houve agressão há algum tempo, mas agora não tem mais disso, mesmo porque não é agredindo que se convence um animal a fazer o que você quer. O certo seria ter uma fiscalização para punir quem realmente machuca os animais, porque eu conheço muitos circos que não tratam os animais assim e serão prejudicados com a lei”, garante.

Soraya discorda. “O animal selvagem só é dominado pelo medo, por isso o treinamento dele envolve tortura. Eles nasceram para viver em liberdade na natureza, e não para servir o homem”, ressalta.Fonte: Planeta vegetariano

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Penas Chinesas - Saramago

Todos sabem que o escritor português José Saramago (1922-2010) era um homem engajado em causas sociais e defensor dos direitos humanos. Mas Saramago, nos seus últimos anos de vida, se voltou também para a causa animal, publicando alguns textos curtos sobre isso, como Susi, um relato sobre uma elefanta de zoológico e Penas Chinesas, o qual reproduzimos abaixo.

Penas chinesas

Por José Saramago

Meter uma lagosta viva em água a ferver e cozinhá-la ali é uma velha prática culinária no mundo ocidental. Parece que se a lagosta já for morta para o banho, o sabor final será diferente, para pior. Há também quem diga que a rubicunda cor vermelha com que o crustáceo sai da panela se deve justamente à altíssima temperatura da água. Um dia vi num documentário como alimentam os frangos, como os matam e destroçam, e pouco me faltou para vomitar. E outro dia, que não se me apagou da memória, li numa revista um artigo sobre a utilidade dos coelhos nas fábricas de cosméticos, ficando a saber que as provas sobre qualquer possível irritação causada pelos ingredientes dos champús se fazem por aplicação directa nos olhos desses animais, segundo o estilo do negregado Dr. Morte, que injectava petróleo no coração das suas vítimas. Agora, uma curta notícia aparecida nos jornais informa-me de que, na China, as penas de aves destinadas a recheio de almofadas de dormir são arrancadas assim mesmo, ao vivo, depois limpas, desinfectadas e exportadas para delícia das sociedades civilizadas que sabem o que é bom e está na moda. Não comento, não vale a pena, estas penas bastam.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Por que ser vegetariano?

Por que ser Vegetariano?

Pelos animais

Apenas no Brasil, diariamente, cerca de 11 milhões de animais são mortos nos abatedouros. Além da morte violenta e injusta, recebem ainda tratamento desumano durante toda a vida. Mutilados e mantidos em instalações superlotadas, são manipulados sem escrúpulos de forma a produzir maiores lucros para os criadores.

Pelo meio ambiente

Com a constante necessidade por áreas de pasto cada vez maiores, as atividades pecuaristas são atualmente responsáveis por cerca de 30% do atual ritmo de desmatamento das florestas equatoriais. Nos Estados Unidos, a criação de animais para consumo requer mais que a metade da água utilizada no país, além de ser a atividade que mais polui o solo agricultável e as fontes de recursos hídricos.

Por sua saúde

Pesquisas têm demonstrado que dietas vegetarianas podem proporcionar melhores condições para uma vida mais longa e saudável. Estatisticamente, é entre os consumidores de carne, ovos e laticínios que há maior incidência de males cardiovasculares, artrite, diabetes e osteoporose. A carne vermelha, em especial, é a segunda maior causa de câncer, perdendo apenas para o fumo. 35% de todas as mortes causadas por câncer se devem, em grande parte, à ingestão de produtos cárneos.
Fonte: http://sejavegetariano.vilabol.uol.com.br/

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Manifesto pelos Direitos dos Animais


A imagem que os animais são seres inferiores desprovidos de inteligência, apenas máquinas biológicas, é uma concepção cartesiana do século 17. A ideia de o homem ser o único possuidor de alma intelectiva, ou seja, de razão, tem início na antiguidade. Antigas concepções, mas ainda hoje é utilizada de desculpa para o cruel tratamento dos animais.

R
afaela Chuahy, autora do livro "Manifesto pelos Direitos dos Animais", defende ser uma obrigação ética da humanidade rever esses conceitos. No volume, esclarece os vínculos entre a atuação predatória econômica e os problemas ambientais dos nossos dias. reflete sobre as condições de sobrevivência dos bichos e os constantes maus-tratos de que são vítimas. A autora mostra como o crescimento da indústria agropecuária, o interesse desenfreado das transnacionais, o aumento do consumo de carne em países ricos e sua produção em países pobres, como também o uso excessivo de água, a fome no mundo, a caça e o tráfico ilegal de animais estão interligados e levam a um único resultado: o fim dos recursos naturais, do meio ambiente e da nossa espécie.

Rafaella mostra que ainda é possível criar uma cultura que não viva da exploração alheia, principalmente de indefesos. Esse movimento é abrangente e de grande importância no século XXI, pois pode salvar os animais e a nós mesmos. O fim da indústria e da exploração animal, associado a uma política correta de distribuição adequada de comidas vegetarianas e orgânicas, pode levar a um desenvolvimento sustentável, visando ao fim da fome mundial e ao bem-estar de humanos e animais.

Texto retirado do site: www.manifestopelosanimais.com

Desmate será livre em 90% dos imóveis

Fonte: O Estado de São Paulo

Pela proposta do novo Código Florestal, esse é o total de propriedades rurais do País que ficará isento de proteger parte de sua mata nativa

A proposta de mudança no Código Florestal em discussão na Câmara isentará 90% das propriedades rurais do País da obrigação de preservar a vegetação nativa em uma parcela das terras, mostra levantamento feito pelo Estado com base no cadastro de propriedades rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

O projeto apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) nesta semana suspende a exigência de reserva legal nos imóveis de até 4 módulos fiscais. O tamanho do módulo varia de município para município - pode ter de 5 a 110 hectares.

O cadastro do Incra mostra que propriedades de até 4 módulos representam 90% dos 5,2 milhões de imóveis rurais registrados no País. Essas pequenas propriedades somam 135 milhões de hectares, o equivalente a mais de cinco vezes o território do Estado de São Paulo ou 25% da área total dos imóveis rurais registrados no Brasil. E elas ficariam completamente livres da exigência de proteger parte das terras.

O porcentual de pequenas propriedades é mais expressivo nas Regiões Nordeste e Sul. Mas o efeito dessa mudança na legislação pode ser mais relevante na Amazônia, onde o tamanho dos módulos fiscais é maior. Na região, uma pequena propriedade pode medir mais de 400 hectares.

Pela legislação atual, os produtores são obrigados a manter a vegetação nativa, a título de reserva legal, em um porcentual mínimo de 20% de suas terras. Na Floresta Amazônica, esse índice chega a 80%.

A medida exata do potencial de estímulo ao desmatamento contido no projeto de Aldo Rebelo é difícil de ser calculada porque teria de levar em conta o tamanho dos módulos em cada município e a parcela das grandes propriedades.

domingo, 20 de junho de 2010

Receita - Abobrinha com soja


Ingredientes

4 abobrinhas médias
1 xícara de azeitona verde picada
2 tomates sem pele e sementes picados
2 colheres (chá) de adoçante culinário
2 xícaras de água fervente
1 xícara de PTS
2 dentes de alho picado
1 cebola média picada
1 colher (sopa) de óleo de soja
2 colheres (sopa) de salsinha picada
1/4 de xícara de shoyu
500 ml de molho de tomate temperado

Preparo

Corte as abobrinhas em fatias altas. Retire a polpa preservando um fundo. Escalde rapidamente em água fervente e reserve. Cubra a proteína de soja com água fervente. Em seguida, escorra em uma peneira. Aperte a proteína contra a peneira para retirar o excesso de água e reserve. Refogue o alho e a cebola no óleo. Acrescente os tomates. Apague o fogo e adicione a azeitona e a salsinha. Acrescente a proteína e o shoyu e misture bem. Recheie as abobrinhas e coloque num refratário com um pouco do molho de tomate no fundo. Despeje o restante do molho em cima das abobrinhas. Leve ao forno preaquecido por 20 minutos.

Rendimento: 5 porções

Fonte: Cantinho Vegetariano

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Conservação em foco



O InGá promove no dia 29 de junho o seu evento mensal, o Conservação em Foco, trazendo o tema “O vegetarianismo e a pecuária: um debate sobre as políticas públicas para a conservação do pampa”.

Na ocasião, estarão presentes a psicóloga e socióloga Eliane Carmanim Lima representando o Movimento Vegano e Vegetariano e o agrônomo Valério Pillar, que falará sobre a conservação dos campos e sua relação com a pecuária. Mediará esta conversa o Filósofo e Coordenador do InGá Vicente Medaglia.

O InGá reconhece a relevância deste tema e a importância de unificar as estratégias de resistência social de dois movimentos envolvidos com a preservação das espécies.

Frente à ameaça de perda de grandes áreas de campo para a silvicultura no Bioma Pampa e no atual estágio de impacto da pecuária intensiva sobre os biomas brasileiros, é de suma importância buscar as alternativas para valorização de sistemas produtivos menos impactantes. Além disso, o papel do consumidor na cidade completa o ciclo destas produções e, portanto, sua escolha do que comer é estratégica para a conservação de nossa biodiversidade.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Receita - Pastelão de Legumes


Envie sua receita para a gente, com uma boa foto, e a publicaremos aqui no blog.

Ingredientes

Massa:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de margarina
- sal
- Leite de soja
- caldo de legumes em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:

- abobrinha, cenoura, pimentão e legumes de sua preferência
- azeitona
- tofu picado
- farinha de trigo

Como fazer:

Misturar todos os ingredientes numa tigela, colocando o leite até espichar a massa.
Cozinhar os legumes e refogar com alho e cebola. Misturar com tofu picado e azeitona e temperar à vontade. Ponha a massa numa forma, coloque o recheio e ponha o resto da massa por cima. leve ao forno.

domingo, 13 de junho de 2010

McDonalds no seu estômago

A nutricionista norte-americana Joann Bruso resolveu fazer um teste: comprou um lanche do McDonalds, composto de hamburger e batatas fritas e simplesmente deixou a comida apodrecer. Só que, para surpresa dela, o tempo passou e nada aconteceu. Depois de um ano inteiro as batatas ainda matinham a sua cor. Segundo ela, nem moscas nem vermes se aproximaram do "alimento".

Ela fez isso para provar que a quantidade de conservantes em alimentos do tipo fast food é indesejável hoje em dia. Ela conclui dizendo: "Se as moscas a ignoram e os micróbios não a decompõe, então o corpo do seu filho também não consegue metabolizá-la."

Abaixo, uma foto do lanche antes e depois de um ano.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), UNEP, órgão das Nações Unidas voltado para os cuidados com o meio ambiente, colocou em seu site uma lista de A-Z com sugestões para a preservação da vida no planeta. Em duas ocasiões o veganismo é mencionado. Na letra B Be a vegan once a week (Seja vegano uma vez por semana) e na letra H - Have a vegan dinner party (celebre um jantar vegano).

Cada vez mais o vegetarianismo entra na pauta da ONU.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

ONU aponta a carne como vilã ambiental

Um estudo das Nações Unidas, feito pelo Grupo Internacional para a Gestão Sustentável de Recursos, mostra grande preocupação com o impacto do consumo de carne no planeta. De acordo com Sangwon Suh, um dos autores do estudo e professor da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara (EUA), o consumo de derivados de carnes está se transformando em um dos principais problemas ambientais da nossa civilização.

Outro dos problemas apontados são os "subsídios enormes" que os agricultores recebem para produzir seus alimentos, o que também provoca o desperdício de recursos. Por isso o relatório assinala que "uma redução substancial dos impactos só será possível com uma mudança substancial da dieta mundial que se afaste dos produtos animais".
Mais sobre o impacto do consumo de carne no mundo aqui nesta matéria.

sábado, 5 de junho de 2010

Receita - Torta de maçã


Ingredientes:

Massa:

- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de margarina
- açúcar
- Leite de soja
- caldo de legumes em pó
- 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio:

- 3 maçãs
- açúcar
- canela

Modo de preparo:

Misturar todos os ingredientes numa tigela, colocando o leite de soja até espichar a massa. Colocar a massa na forma. Cortar as maçãs em fatias bem fininhas, colocando em camadas na forma, juntamente com a canela e o açúcar. Levar ao forno.

(enviada por Eunice da Silva Ferreira)

Revista dos Vegetarianos

Vale a pena aproveitar. A Revista dos Vegetarianos está com desconto de 50% na assinatura anual. Mais informações no site da Editora Europa. A promoção é por tempo limitado.
Conteúdo da edição deste mês:

Fonte da juventude está nos alimentos coloridos
Como combater os radicais livres com os alimentos ricos em antioxidantes

Canela
Os benefícios desse perfumado e saboroso tempero

6 receitas macrobióticas para equilibrar sua saúde

Natural Gourmet
Conheça a alta gastronomia dessa escola em Nova York

Doação de sangue
Você pode salvar muito mais vidas

Touradas
Até os espanhóis estão contra essa cruel tradição

Os cuidados nutricionais para gestantes

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cardápio do Congresso

Uma das grandes novidades do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro é o almoço incluído no valor da inscrição. Assim, durante os quatro dias do evento, os participantes não precisam se ausentar do local, tendo à disposição um buffet totalmente vegano.

Abaixo, uma amostra de um dos dias:
Prato Principal
Arroz branco
Feijão vermelho
Risoto de grãos com cogumelos
Ratatouille de legumes
Batata italiana
Farofa de banana com amendoim

Saladas
Mix de folhas verdes
Salada vegetariana Colorida
Cebolinha assada ao molho de mostarda
Grão de bico à vinagrete
Broto de feijão com cenoura

Sobremesas
Salada de frutas
Torta de maçã
Doce de abóbora

Aqui você pode ver o cardápio completo para os quatro dias.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

3º Congresso Vegetariano Brasileiro

Depois de ter tido sua estreia em São Paulo em 2006 e em belo Horizonte em 2008, o Congresso Vegetariano Brasileiro, na sua terceira edição, acontecerá em Porto Alegre, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, na sede campestre do Sesc (Av. Protásio Alves, 6220). As inscrições já estão abertas no site do Congresso, onde você pode ver ainda informações sobre palestrantes e outras atrações do evento.
Abaixo, o cartaz do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira: