Uma vez fui deixado sozinho num carro quando criança. Não me lembro quando, onde ou por quanto tempo, possivelmente quando tinha 4 anos, provavelmente por apenas quinze minutos. os detalhes não importam. A questão é que eu me perguntava se alguém voltaria para me pegar. Pode parecer banal agora, mas na mente de uma criança é possível ficar sozinho para sempre.
Pela mesma idade eu comecei a ter uma profunda afinidade com os animais - em particular seu sofrimento nas mãos dos humanos. Lembro de assistir na TV um cachorro ser colocado em um saco plástico e chutado. O que mais me impressionou foi que o cão não podia responder. Sua mudez me apavorou.
Devo dizer que fui uma criança amada e que nunca fui abandonado, e ainda assim fica claro que ambas experiências nasceram do mesmo lugar dentro de mim: um medo de ficar sozinho e sem ser ouvido. Talvez seja um medo que todos tenhamos em algum grau, não estou certo. As imagens dessa série exploram esse sentimento, tanto em relação a mim como aos animais em geral. Afinal, somos todos animais.






Nenhum comentário:
Postar um comentário