segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A Solidão dos Cães

Martin Usborne é um fotógrafo inglês que recentemente abriu uma exposição em Londres chamada "MUTE: the silence of dogs in cars". Suas fotos mostram cães sozinhos dentro de carros. Martin fala sobre sua obra:

Uma vez fui deixado sozinho num carro quando criança. Não me lembro quando, onde ou por quanto tempo, possivelmente quando tinha 4 anos, provavelmente por apenas quinze minutos. os detalhes não importam. A questão é que eu me perguntava se alguém voltaria para me pegar. Pode parecer banal agora, mas na mente de uma criança é possível ficar sozinho para sempre.

Pela mesma idade eu comecei a ter uma profund
a afinidade com os animais - em particular seu sofrimento nas mãos dos humanos. Lembro de assistir na TV um cachorro ser colocado em um saco plástico e chutado. O que mais me impressionou foi que o cão não podia responder. Sua mudez me apavorou.

Devo dizer que fui uma criança amada e que nunca fui abandonado, e ainda assim fica claro que ambas experiências nasceram do mesmo lugar dentro de mim: um medo de ficar sozinho e sem ser ouvido. Talvez seja um medo que todos te
nhamos em algum grau, não estou certo. As imagens dessa série exploram esse sentimento, tanto em relação a mim como aos animais em geral. Afinal, somos todos animais.

Recentemente o jornal noticiou que um casal deixou o cachorro sozinho por horas em um carro no sol, até a polícia apareceu. O casal ficou chocado com a reação das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário