segunda-feira, 21 de junho de 2010

Manifesto pelos Direitos dos Animais


A imagem que os animais são seres inferiores desprovidos de inteligência, apenas máquinas biológicas, é uma concepção cartesiana do século 17. A ideia de o homem ser o único possuidor de alma intelectiva, ou seja, de razão, tem início na antiguidade. Antigas concepções, mas ainda hoje é utilizada de desculpa para o cruel tratamento dos animais.

R
afaela Chuahy, autora do livro "Manifesto pelos Direitos dos Animais", defende ser uma obrigação ética da humanidade rever esses conceitos. No volume, esclarece os vínculos entre a atuação predatória econômica e os problemas ambientais dos nossos dias. reflete sobre as condições de sobrevivência dos bichos e os constantes maus-tratos de que são vítimas. A autora mostra como o crescimento da indústria agropecuária, o interesse desenfreado das transnacionais, o aumento do consumo de carne em países ricos e sua produção em países pobres, como também o uso excessivo de água, a fome no mundo, a caça e o tráfico ilegal de animais estão interligados e levam a um único resultado: o fim dos recursos naturais, do meio ambiente e da nossa espécie.

Rafaella mostra que ainda é possível criar uma cultura que não viva da exploração alheia, principalmente de indefesos. Esse movimento é abrangente e de grande importância no século XXI, pois pode salvar os animais e a nós mesmos. O fim da indústria e da exploração animal, associado a uma política correta de distribuição adequada de comidas vegetarianas e orgânicas, pode levar a um desenvolvimento sustentável, visando ao fim da fome mundial e ao bem-estar de humanos e animais.

Texto retirado do site: www.manifestopelosanimais.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário