Mostrando postagens com marcador congresso. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador congresso. Mostrar todas as postagens

domingo, 21 de novembro de 2010

3 º Congresso Vegetariano na TV

Quase um mês depois do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro em Porto Alegre, saiu um programa na TV Com apenas sobre vegetarianismo. Confira o vídeo de 21 minutos:


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

3º Congresso Vegetariano - Depoimentos

Abaixo, alguns depoimentos de participantes do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (Porto Alegre):
(deixe o seu também)

Opiniões sobre o 3º Congresso Vegetariano Brasileiro

Anônimo – RS – 44 anos
“Ótimas palestras na área ética e espiritual (as sobre saúde não assisti)” Ótimos palestrantes (Oberon, Ana Branco, etc) “Parabéns pelo esforço de todos, pela iniciativa de fazer um congresso maravilhoso vegetariano numa cidade essencialmente carnívora em plena semana farroupilha!!!!!”

Chaiane Neckel – Governador Celso Ramos/ SC – 26 anos
“Gostaria de parabenizar os organizadores do evento e todos os palestrantes”.

Mariana k. Fernandes – POA – 23 anos
“O congresso estava incrível! Foram 4 dias intensos.”

Pascoal Spara Neto – Santa Maria/RS – 62 anos

“O congresso deixa um “sabor de quero mais”; sou novato, não sou vegetariano. A curiosidade me trouxe aqui, mas saio daqui com enorme possibilidade de me tornar um vegetariano. Parabéns à organização do evento, foi impecável e peço para receber notícias da SVB, eventos, palestras, etc.”

Maria Cristina Silveira – POA – 54 anos
“Muito bom o congresso.”

Marcio metal – POA – 46 anos
“Muito legal este evento”

Claudinha Lulkin – POA – 54 anos
“Excelente!”

Tiaguia – Itacaré/BA
"O Congresso foi maravilhoso, ótimas palestras, oficinas e demonstrações... muitas pessoas legais e projetos incriveis. A organização esta de parabens"

Anônimo
“Acho tudo ótimo. Parabéns, a gente se vê no próximo. Obrigada”

Cida – POA
“Ótimo.”

Pablo, Uruguay:

Oi, galera!
Muito obrigado por tudo, o bom astral, o ótimo congresso, a gostosa comida, tudo!
Um grande abraço da galera do Uruguai, Federico "Crú" Perrone, Rodrigo Jesús e Pablo Fernández-Beri
Até a próxima!

Silvana Portugal:

Também deixo meus agradecimentos!!! Adorei a participação na palestra Afinal o que é uma alimentação saudável. Parabens a todos pelo interesse em obter uma alimentação saudável. Um abraço a todos.

Marina Dalila:

Também agradeço imensamente a cada um pela presença neste encontro incrível!!!

Rachel reis:

Tbm adorei ter ido!

A comida lá do SESC deixou muito a desejar,
mas isso é opinião duma gorda faminta
Tinha algumas palestras bem estranhas (alien, ginástica cerebral, viver de luz, etc), essas coisas me causaram riso, mas não atrapalharam minha experiência, conheci gente legal e alguns restaurantes gostosos.

Ricardo Laurino:

Escrevo aqui para parabenizar o pessoal que organizou o Congresso. Podem ter certeza que cumpriram com o proposto por completo. Bom humor, simpatia e disposição em fazer o congresso "funcionar" foi a marca do evento.

PARABÉNS!!!

Mônica Buava:

Parabéns a todos de Porto Alegre, pois o evento estava ótimo.

Arnaldo Sisson Filho:

Também aproveito o momento parabenizar o bom trabalho dos colegas de Porto Alegre, pelo sucesso do evento, cuja realização demandou coragem e competente dedicação ao ideal

vegetariano.

E do mesmo modo elogio a postura inclusivista, de dar espaço para gregos

e troianos, dentro dos limites, que foram ali bem exemplificados, do respeito

e do bom senso, pois isso, de fato, tende a transformar possíveis fraquezas

em força na realização desse árduo trabalho de levar o vegetarianismo a

um mundo ainda tão adverso e distante desse bom ideal.

Gratidão aos colegas de POA, e parabéns pelo resultado do esforço,

Gilmar Gonçalves:

Pudemos participar e nos deliciar com o excelente nível das palestras e oficinas, a agradável companhia dos velhos e novos amigos, na certeza de que estamos no caminho certo, difundindo nossos ideais, falando (e agindo) e nome daqueles que não tem voz e não podem se defender da voracidade humana.

A todos os que trabalharam para que mais este Congresso fosse um sucesso, nossos parabéns, nosso agradecimento e nosso respeito.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Congresso Vegetariano - como foi

A chuva incessante de Porto Alegre deu uma trégua e os participantes do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro curtiram quatro belos dias de sol entre 16 e 19 de setembro de 2010. Mais de trezentas pessoas de toda parte do Brasil invadiram a Terra do Churrasco para celebrar e discutir o vegetarianismo nas suas mais variadas vertentes. Ética, Filosofia, Nutrição, Religião e Meio Ambiente foram alguns dos pontos de vista em que o vegetarianismo foi abordado por grandes nomes do Brasil todo.

O local
O Sesc Campestre nem parece estar em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre. Silencioso e com uma vasta vegetação, dá a impressão de estar localizado em alguma cidade da região serrana. Muitos participantes aproveitaram o gramado e a sombra das árvores para descansar e repor as energias durante os intervalos para o almoço.

Feira Vegetariana
Na feira vegetariana localizada na galeria de arte do Sesc Campestre, uma variedade de itens foi oferecida aos freqüentadores: bolsas, sapatos, livros, sabonetes, chás, sanduíches, doces, salgados, produtos de beleza. Tudo sem qualquer ingrediente de origem animal.

A gastronomia
Comida é o que não faltou durante o Congresso Vegetariano. Aos inscritos foi oferecido almoço no local, com um cardápio que incluiu risoto de grãos com cogumelos, cebolinha assada ao molho de mostarda, paella vegetariana, pimentões assados com azeite de oliva, farofa de banana com amendoim e, claro, os tradicionais feijão e arroz.
Durante o dia ainda foi possível experimentar quitutes veganos nas inúmeras demonstrações culinárias do evento. Cozinheiros prepararam bolos, cookies, panquecas, veggieburgers e outras delícias. Na Feira foram comercializados sanduíches de queijo vegetal e mortadela, coxinhas, pastéis e docinhos (tudo vegano, é claro).

Os participantes também se surpreenderam com a pujante noite porto-alegrense. Em restaurantes como Café Bonobo, Casa Verde, Mantra, Especiarias, Prat Burger (Bar da Gringa), Entrebar, entre outros. Os visitantes puderam conferir opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, lotando esses estabelecimentos durante os dias do Congresso.




Apresentações artísticas
Ao final de cada um dos quatro dias de evento, houve uma apresentação artística. Metrópole Locomotiva e Substance foram algumas das atrações. Aconteceu também um Sarau Literário com nomes das Letras de Porto Alegre e Brasília.

O futuro
Na cerimônia de encerramento do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, Ricardo Laurino, de Curitiba, foi homenageado como Ativista do Ano. Ricardo também terá uma tarefa de grande responsabilidade, pois o próximo Congresso, em 2013 será justamente em Curitiba.
A equipe organizadora do 3º CVB agradece a todos os colaboradores.




terça-feira, 24 de agosto de 2010

Congresso - Palestrantes

Um dos palestrantes confirmados para o 3º Congresso Vegetariano Brasileiro (que ocorre em Porto Alegre nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2010) é o filósofo Carlos Naconecy. Naconecy é autor do excelente "Ética & Animais - um guia de argumentação filosófica", além de membro do Oxford Centre for Animal Ethics e do corpo editorial do Journal of Animal Ethics.

Veja mais sobre os palestrantes do Congresso
AQUI.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Cardápio do Congresso

Uma das grandes novidades do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro é o almoço incluído no valor da inscrição. Assim, durante os quatro dias do evento, os participantes não precisam se ausentar do local, tendo à disposição um buffet totalmente vegano.

Abaixo, uma amostra de um dos dias:
Prato Principal
Arroz branco
Feijão vermelho
Risoto de grãos com cogumelos
Ratatouille de legumes
Batata italiana
Farofa de banana com amendoim

Saladas
Mix de folhas verdes
Salada vegetariana Colorida
Cebolinha assada ao molho de mostarda
Grão de bico à vinagrete
Broto de feijão com cenoura

Sobremesas
Salada de frutas
Torta de maçã
Doce de abóbora

Aqui você pode ver o cardápio completo para os quatro dias.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

3º Congresso Vegetariano Brasileiro

Depois de ter tido sua estreia em São Paulo em 2006 e em belo Horizonte em 2008, o Congresso Vegetariano Brasileiro, na sua terceira edição, acontecerá em Porto Alegre, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro, na sede campestre do Sesc (Av. Protásio Alves, 6220). As inscrições já estão abertas no site do Congresso, onde você pode ver ainda informações sobre palestrantes e outras atrações do evento.
Abaixo, o cartaz do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, promovido pela Sociedade Vegetariana Brasileira: