terça-feira, 28 de setembro de 2010

Congresso Vegetariano - como foi

A chuva incessante de Porto Alegre deu uma trégua e os participantes do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro curtiram quatro belos dias de sol entre 16 e 19 de setembro de 2010. Mais de trezentas pessoas de toda parte do Brasil invadiram a Terra do Churrasco para celebrar e discutir o vegetarianismo nas suas mais variadas vertentes. Ética, Filosofia, Nutrição, Religião e Meio Ambiente foram alguns dos pontos de vista em que o vegetarianismo foi abordado por grandes nomes do Brasil todo.

O local
O Sesc Campestre nem parece estar em uma das avenidas mais movimentadas de Porto Alegre. Silencioso e com uma vasta vegetação, dá a impressão de estar localizado em alguma cidade da região serrana. Muitos participantes aproveitaram o gramado e a sombra das árvores para descansar e repor as energias durante os intervalos para o almoço.

Feira Vegetariana
Na feira vegetariana localizada na galeria de arte do Sesc Campestre, uma variedade de itens foi oferecida aos freqüentadores: bolsas, sapatos, livros, sabonetes, chás, sanduíches, doces, salgados, produtos de beleza. Tudo sem qualquer ingrediente de origem animal.

A gastronomia
Comida é o que não faltou durante o Congresso Vegetariano. Aos inscritos foi oferecido almoço no local, com um cardápio que incluiu risoto de grãos com cogumelos, cebolinha assada ao molho de mostarda, paella vegetariana, pimentões assados com azeite de oliva, farofa de banana com amendoim e, claro, os tradicionais feijão e arroz.
Durante o dia ainda foi possível experimentar quitutes veganos nas inúmeras demonstrações culinárias do evento. Cozinheiros prepararam bolos, cookies, panquecas, veggieburgers e outras delícias. Na Feira foram comercializados sanduíches de queijo vegetal e mortadela, coxinhas, pastéis e docinhos (tudo vegano, é claro).

Os participantes também se surpreenderam com a pujante noite porto-alegrense. Em restaurantes como Café Bonobo, Casa Verde, Mantra, Especiarias, Prat Burger (Bar da Gringa), Entrebar, entre outros. Os visitantes puderam conferir opções gastronômicas para todos os gostos e bolsos, lotando esses estabelecimentos durante os dias do Congresso.




Apresentações artísticas
Ao final de cada um dos quatro dias de evento, houve uma apresentação artística. Metrópole Locomotiva e Substance foram algumas das atrações. Aconteceu também um Sarau Literário com nomes das Letras de Porto Alegre e Brasília.

O futuro
Na cerimônia de encerramento do 3º Congresso Vegetariano Brasileiro, Ricardo Laurino, de Curitiba, foi homenageado como Ativista do Ano. Ricardo também terá uma tarefa de grande responsabilidade, pois o próximo Congresso, em 2013 será justamente em Curitiba.
A equipe organizadora do 3º CVB agradece a todos os colaboradores.