quinta-feira, 29 de julho de 2010

Fim das Touradas


Uma das melhores notícias da semana veio da Espanha. A região da Catalunha, no país europeu, proibiu as touradas. A votação foi apertada: 68 votos contra 55. Mesmo que, em termos práticos, não signifique muito (lá há apenas uma arena, usada cerca de 15 vezes ao ano), o fim dessa tradição pode ecoar em outras regiões do país e inclusive em Portugal e no Brasil, onde temos a famigerada farra do boi, nossa versão doméstica dessa crueldade bárbara.


Infelizmente, a imprensa brasileira, adepta contumaz da ignorância, prefere não noticiar o caso como uma importante vitória dos animais e dizem coisas como "é a Espanha virada do avesso" e que o projeto foi reflexo apenas de "oportunismo político".

Como era de se esperar, os defensores das touradas ficaram revoltados, usando argumentos estapafúrdios como "liberdade" e "tradição". Sobre o primeiro argumento, é melhor nem comentar, a respeito do segundo, colocamos abaixo um vídeo para reflexão.

sábado, 17 de julho de 2010

Queijo vegano

A Casa Verde, de Porto Alegre, acaba de lançar o seu queijo vegano. Aceitam encomendas pelo telefone:
(51) 33725772

Receita - hambúrgueres de grão de bico e coentro

Aqui vai uma bela dica de blog de receitas, e vem lá do outro lado do Atlântico, da capital portuguesa. É o The Love Food, que já conta com dezenas de receitas de dar água na boca. Todas as receitas têm fotos. Foi difícil de escolher só uma para colocar aqui...

Hambúrgueres de grão de bico e coentro
Estes hambúrgueres são óptimos. O sabor dos coentros, o do fumado do tofu e a textura do grão têm aqui o casamento ideal. Fica óptimo com o taboulé reinventado, ou dentro de um pão pita com hummus e salada. Se é um apreciador de coentros, sinta-se à vontade para abusar e colocar a quantidade desta erva que lhe apetecer!

Esta receita dá para 6 a 7 hambúrgueres
½ frasco de grão de bico
½ ramo de coentros (tire os talos + grossos)
125 g de tofu fumado aos pedaços (corte a meio uma embalagem de 250g)
1 colher de chá de sumo de limão
Sal
PimentaUma pitada de alho em pó ou 1 dente de alho
Pão ralado
Azeite

Numa trituradora junte o grão de bico, o tofu, os coentros, o sumo de limão e o sal (se usar o dente de alho em vez do alho em pó, coloque-o também). Triture até ficar uma pasta granulosa.

Transfira esta pasta para uma taça. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de alho em pó.

Junte pão ralado (eu uso integral) até a massa ficar moldável e não agarrar às mãos.

Faça bolas (do tamanho de uma bola de golf) nas palmas das mãos e achate, para ficarem com a forma de hambúrgueres.

Aqueça um fio de azeite numa frigideira e junte os hambúrgueres quando estiver quente.

Deixe dourar de ambos os lados.
Desfrute!
Fonte: The Love Food

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Manifestantes contra touradas

Neste domingo (dia 4), dezenas de ativistas da Peta e da Anima Naturalis, ongs de proteção animal, fizeram um protesto pelo fim das touradas em Pamplona, cidade espanhola onde esse ritual bárbaro é uma tradição e ainda atrai muitos turistas.

Seminus e com os corpos pintados de negro e vermelho, cerca de 90 pessoas se deitaram na praça em frente à prefeitura da cidade formando um grande touro ensanguentado. Na ocasião, foram distribuidos folhetos em espanhol, inglês, alemão e japonês.